Saturno em Aquário

 


Período : de 17/12/2020 a 06/03/2023

Chegou a hora de Saturno iniciar definitivamente seu trânsito por Aquário. Depois de “perambular” pelos primeiros graus de Aquário entre março e junho de 2020, como que alertando de sua chegada a seu segundo signo de regência, Saturno retorna a seu movimento direto e deixa Capricórnio.

Por que mais do que esperado? Vamos por partes: Aquário possui dois astros regentes – Saturno e Urano. Urano é o planeta da revolução, do rompimento com as tradições, da rebeldia e da tecnologia. Por outro lado, Urano também representa o caos na proliferação de novidades, novos sistemas tecnológicos e científicos sem a certificação saturnina. A passagem de Saturno por Aquário impõe responsabilidades e reestruturação tanto no âmbito tecnológico e científico como também na participação comunitária de cada indivíduo. Em outras palavras e, como os ciclos planetários são verdadeiros “cronômetros” no desenvolvimento humano, dentro dos próximos dois anos espera-se:

  1. Grande carga de responsabilidades e restrições no âmbito científico e tecnológico. A competência e a excelência profissional serão cobradas nestas áreas. Os diagnósticos deverão ser mais profundos e mais precisos. As falhas deverão ser mínimas, os resultados, abrangentes e seguros. A modernidade e o avanço tecnológico deverão ter uma razão e utilidade reais. O Tempo (Cronos) requer avanço com estruturação e certificação, nada de superficialidades e margem às incertezas;
  2. O indivíduo deverá se responsabilizar pela comunidade em que vive ou participa e, vice-versa. A união e o comprometimento visando o bem comum serão a prioridade. A escolha da “turma” ou das amizades torna-se algo sério, sem chances para frivolidades. Se não existem comprometimentos ou afinidades alinhados com o propósito comunitário, o melhor é afastar-se.
  3. Os meios de comunicação ou redes sociais deverão se responsabilizar pelas informações, aprofundar-se nos tópicos. Transmitir conhecimento ou notícias com propósitos egoístas ou infames será uma prática que sofrerá restrições e bloqueios saturninos. Muitos dos inúmeros “canais” sofrerão bloqueios pela falta de seriedade ou veracidade em suas divulgações.
  4. As ciências esotéricas também não irão ficar de fora. Deverão se aprofundar em pesquisas, comprometer-se com suas divulgações, publicações e promessas. O termo “cura quântica”, que virou jargão sensacionalista, deverá ser mais explorado e detalhado. A credibilidade nestas ciências, inclusive na Astrologia e nas terapias holísticas, será questionada e, os praticantes que não observarem o profissionalismo e a ética de suas ocupações terão que recorrer a conhecimentos mais sólidos e estruturados.

Para melhor entendimento desta dupla regência aquariana, é bom recorrer à mitologia. Urano é o “deus-céu” co-criador do mundo juntamente com sua consorte Gaia “deusa-terra”. Saturno é um titã, um dos filhos do casal. Gaia pediu ao filho que castrasse o pai, pois a compulsão caótica e sem limites de Urano fazia com que Gaia gerasse monstros destruidores na face da Terra. Desta forma, Saturno castrou o próprio pai e o substituiu como divindade suprema.

Compreenderam a necessidade de limites para as atribuições arquetípicas aquarianas? A liberdade sem limites ou estruturas torna-se libertinagem. A ciência ou tecnologia torna-se anti-ética. As ciências esotéricas e holísticas tornam-se superficiais e caem em descrédito.

A nível microcósmico, o trânsito de Saturno em Aquário terá os efeitos abaixo. Lembre-se que, tudo depende da localização dos astros pessoais (Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte), ascendente, meio-do-céu por decanato e casa astrológica. A melhor forma de prevenir-se contra algum desafio com mais precisão é consultar um astrólogo:

a) signos de Ar - Aquário, Gêmeos e Libra: revisão e aprofundamento nos conhecimentos, especializações, superação de limites em diálogos, relacionamentos e acordos. Contatos e amizades mais seletivos, maduros e comprometidos com as parcerias;

b) Áries e Sagitário– comedimento e responsabilização nos atos, escolhas e decisões. A impulsividade instintiva e o otimismo exacerbado não são bem-vindos;

c) Leão – as oposições de Saturno a este signo desafiarão a individualidade e o processo de individuação, ou autoconhecimento neste signo. Apegos a egos e outras representações irão exigir o rompimento das máscaras para encontrar sua verdadeira Luz e Sabedoria. Resistir a este aprofundamento na própria personalidade e continuar com representações são atitudes que irão degenerar em perda da vitalidade e da motivação em realizar e criar.

d) Touro e Escorpião – assim como Leão, são outros signos da modalidade Fixo que serão bastante desafiados. Desde meados de 2018, o trânsito de Urano em Touro estimula o eixo da Manutenção (Touro) X Transmutação (Escorpião) a mudar radicalmente seus afetos e dissolver seus apegos. Saturno fará a revisão ou a cobrança quanto a estas mudanças exigidas neste eixo. A permanência ou estabilidade taurinas irão gerar insatisfação e sentimento de fracasso. Evite a inércia, é tempo de mudar. Escorpião sentirá os limites acerca da necessidade de controle ou autocontrole. Desgastes emocionais por causa de sentimentos bloqueados como raiva, angústia, rancor etc podem causar sérios problemas de saúde.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plutão em Aquário III – Quadratura com Marte

Orientações para o período

Plutão em Aquário Parte II – Breve Estadia em 2023 - História